domingo, 25 de dezembro de 2011

Novo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)

Tomou posse na passada terça-feira o primeiro Conselho de Administração do novo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Este & foi ponto de discórdia uma vez que nenhuma das partes envolvidas queria deixar de “puxar dos seus galardões” e abdicar da sua quota-parte de prestígio e excelência… Enfim…

Assisti à cerimónia porque tenho muita consideração, admiração e afecto por um dos membros. Reconheço-lhe todo o mérito e idoneidade para se dedicar de forma excelsa a este projecto que não será fácil, nem recto e, claramente, penoso e problemático.

Este novo centro agregará o Centro Hospitalar Psiquiátrico (Sobral Cid, Lorvão e Centro de Arnês) – CP, o Centro Hospital de Coimbra (Hospital dos Covões, Maternidade Bissaya Barreto e o Hospital Pediátrico) – CHC e ainda o Hospital Universitário - HUC.

Usando uma analogia, é o mesmo que juntar um barco de pesca ao bacalhau (CP) com um navio de guerra (CHC) e um porta-aviões (HUC). Como podem reparar mais do que políticas de gestão muito divergentes, estas três instituições vivem dinâmicas diferentes porque de facto são, indescritivelmente, distintas.

Assim sendo, a missão desta nova administração será sofrida, cansativa mas espero que bem-sucedida porque para mim, parece-me demasiado utópica.

Boa Sorte, é apenas o que posso desejar!

Sem comentários:

Enviar um comentário