segunda-feira, 25 de junho de 2012

Bolseiros de investigação falam sobre os atrasos nos pagamentos pela FCT

É assim que se afugentam os génios do nosso país. 

Revolta-me ainda mais o facto de ter depositado enormes esperanças neste ministro, porque o tinha como pessoa recta e exemplar. 

Gosto especialmente duma frase dita por uma das bolseiras: "Para se ser cientista em Portugal é preciso coragem e uma boa dose de loucura!"



"Não se pode dizer que existam atrasos no pagamento aos bolseiros de investigação da FCT"

Gabinete do Ministro da Educação e Ciência Nuno Crato a 25-5-2012


"Com excepção de dificuldades no ano de arranque da bolsa, os bolseiros são sistematicamente pagos a tempo. (...) É falso que os bolseiros vivam em permanentes dificuldades."

Miguel Seabra (Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia-FCT) em 20-6-2012




2 comentários:

  1. Acredito que quase todos os bolseiros, porque são minimamente agradecidos, se sentiriam orgulhosos do seu país por este lhes pagar mensalmente por um trabalho de resultado incerto e, muitas vezes, com frutos a larguíssimo prazo. O que não se compreende é ser assumido um contrato em exclusividade que depois uma das partes não cumpre.

    ResponderEliminar
  2. É óbvio que concordo contigo.
    Aliás, enquanto cidadã portuguesa fico imensamente agradecida ao Governo e à FCT, entre muitas outras entidades, por apoiarem o desenvolvimento dos vários campos do Conhecimento.
    Reconheço até que, tal como muito boa gente, não consigo alcançar a utilidade de uma ou outra investigação, por não dominar esse tema.
    Mas, a partir do momento em que uma qualquer entidade assume o valor e a credibilidade de determinado foco de investigação, tem que cumprir com as suas obrigações pois não se trata de uma caridosa obra de mecenato mas de prestação de serviços. Quem não cumpre, não pode exigir seja o que for.

    ResponderEliminar